Silva, Claudio Henrique daFrança, Andressa2023-07-062023-07-062023-07-20https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/35186Este trabalho tem como objetivo desenvolver pictogramas para os pontos turísticos históricos do Centro de Florianópolis, traduzindo através de um conjunto de imagens a essência da história local e desenvolvendo uma comunicação simples e eficiente com o público-alvo: os turistas. O projeto baseou-se na metodologia de Design Thinking, nas diretrizes de produção de ícones de Galiz (2013) e no método de testagem de ícones e pictogramas de Horton (1994), englobando também para embasamento teórico a pesquisa aplicada, bibliográfica e exploratória com caráter qualitativo. Os pictogramas dos pontos turísticos históricos do Centro de Florianópolis são importantes para melhor divulgação e exposição de tais, com os fins de torná-los mais conhecidos e colaborar para o desenvolvimento destes pontos como atrativos de entretenimento além das praias e shoppings. Já o manual de utilização dos pictogramas é importante para delimitar as aplicações corretas e incorretas nos materiais de comunicação, mantendo o padrão baseado em regras desenvolvidas a partir das diretrizes de produção de ícones, que facilitam a identificação, o uso e a interação com o público final, assim como também é um guia para desdobramos futuros de nossos pictogramas do mesmo setor do turismo. Este trabalho resultou em 10 pictogramas que traduzem os pontos turísticos históricos do Centro de Florianópolis, assim cumprindo com os objetivos inicialmente propostos no trabalho.98 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilDesign gráficoPictogramasTurismoHistóriaProjeto de pictogramas para os principais pontos turísticos históricos do Centro de FlorianópolisMonografia