GLASENAPP, RicardoNEGRO, Marinara Sanches2023-12-062023-12-062023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/37456O presente artigo busca discutir a ética e sua aplicação nas relações consumeristas visando o impacto decorrentes de utilização na efetivação dos objetivos da República Federativa do Brasil, previstos no texto constitucional, bem como na Lei Consumerista. De início será estudado aspectos gerais sobre a ética, buscando o entendimento acerca do conceito atual do termo. Na segunda parte do trabalho será um questionamento acerca da ética como instrumento de estudo nas escolas, principalmente, quanto aos princípios vinculados à educação e à informação, bem como seus reflexos na ética empresarial. Foi adotado na pesquisa a metodologia bibliográfica, utilizando-se de livros, artigos, autores do mesmo tema a ser abordado, que visam a respeitar o tema ora estudado e da legislação brasileira. A ética nas relações de consumo é um tema de extrema relevância na contemporaneidade, sendo objeto de estudo e discussão em diversas áreas, como a ética aplicada, a economia e o direito do consumidor. Ao analisarmos a interseção entre ética e consumo, percebemos que a sociedade contemporânea enfrenta desafios significativos relacionados à conduta ética nas transações comerciais.15ptÉtica. Consumo. Direito à Informação.A ética nas relações de consumoEthics in consumer relationshipsArtigo Científico