Silva, Cláudio Henrique daSant'Anna, Pedro Baiocchi de2023-07-072023-07-072023-06-26https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/35436Jogos digitais são um marco cultural, atualmente como uma das indústrias de entretenimento que mais gera atenção, lucro e crescimento. Dentro deste grupo, há um crescimento exponencial de atenção, os jogos independentes, que são conhecidos por criarem experiências únicas, distintas e inovadoras. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo a criação de materiais gráficos de personagens e ambiente, de conceito até arte final, para um projeto de videogame indie de RPG, nomeado “Away for a While”. Para o desenvolvimento foi utilizado a metodologia do Duplo Diamante, que com ela foi possível definir as etapas necessárias de desenvolvimento: análise visual de jogos, criação de concept art, pixel art e por último, animação básica de pixel art. Dentro da metodologia utilizada foi escolhida uma técnica de criação de concept art de Scott Robertson, chamada de P.S.D (2013) (Proporção, Superfície e Detalhe), que facilita as etapas de desenvolvimento futuro. Após uma pesquisa de conceitos relevantes para cada etapa de desenvolvimento, foi feita uma análise de arte de jogos do gênero de RPG e quais características são mais atraentes aos seus usuários. Com as etapas de pesquisa finalizadas, foi possível utilizar todas as informações ofertadas para desenvolver alternativas e ilustrações finalizadas que servirão como guias visuais para futuras adições ao jogo. O material de ilustração dos personagens foi depois transformado em pixel art, que tem aplicação prática e direta para uma engine de jogo.135 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilJogos digitaisDesignConcept artPixel artAnimaçãoAway for a while: arte conceitual, ilustração final e animações para projeto de jogo digitalMonografia