SOARES, Sandro VieiraDOS SANTOS, André Fabiano2023-12-132023-12-132023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/38048A presente pesquisa buscou analisar semelhanças e diferenças de universitários e bacharéis da área de negócios sobre finanças pessoais. Quanto à forma de abordagem, esta pesquisa classifica-se como quantitativa. Como instrumento para coleta de dados foi utilizado questionários on line, por meio da ferramenta Google Forms. A amostra final foi composta por 400 respondentes, sendo universitários e egressos da UDESC, UFSC e UNISUL, bem como, profissionais vinculados ao Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC-SC) e Conselho Regional de Economia (CORECON–SC). Para a análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva e o teste Z de diferença de proporção. O estudo revelou que a poupança foi o investimento que obteve o maior percentual na pesquisa, sendo o mais conhecido, com 96,8%, o mais investido, com 91,3%, o mais investimento nos últimos 12 meses, com 48,0%. Por outro lado 38,5% dos respondentes afirmaram que já investiram na poupança e que não pretendem tornar a investir nela. O estudo revelou ainda, que 53,8% dos respondentes afirmaram ter um conhecimento limitado / pouca experiência com investimentos. Já o perfil de investidor identificado foi predominantemente o moderado. As estratégias utilizadas para pelos respondentes para aprender a investir, foi predominantemente por meios eletrônicos como: Internet, Youtube e Redes Sociais. Desta forma, pode-se afirmar a tecnologia vem contribuindo para disseminação de informações entre investidores. As maiores dificuldades enfrentadas no aprendizado foram a falta de conhecimento (33,4%), insegurança/medo (10,6%) e conteúdo duvidoso na internet (9,1%). Quanto ao tempo pretendido para manter os investimentos, 58,3% dos respondentes investem a longo prazo. Os dados apontam que, de modo geral, o conhecimento é similar entre os universitários e bacharéis, no entanto uma proporção maior de bacharéis conhecem a existência do título de capitalização, enquanto que uma proporção maior de universitários conhece mais Cripto Moedas, Dólas e ETFs - Exchange Traded Funds. Os bacharéis possuem mais experiência e praticam mais investimentos do que os universitários.94ptAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilFinanças pessoais. Investimentos. Universitários. Bacharéis. Administração. Ciências Contábeis. Ciências EconômicasSEMELHANÇAS E DIFERENÇAS DE UNIVERSITÁRIOS E BACHARÉIS DA ÁREA DE NEGÓCIOS SOBRE FINANÇAS PESSOAISSIMILARITIES AND DIFFERENCES OF UNIVERSITY STUDENTS AND BACHELORS IN THE BUSINESS AREA ON PERSONAL FINANCEDissertação