Fortunato, Sâmia MônicaLucidório, Eduarda de Oliveira2020-12-172021-08-042020-12-172021-08-042020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/15612O presente trabalho tem como objetivo investigar a mediação através da justiça restaurativa e do círculo de paz nas escolas e como é possível prevenir a violência através desses projetos. O método de abordagem utilizado é o dedutivo em que parte da Mediação de Conflitos para verificar como ela é utilizada através dos círculos de paz, para identificar se a justiça restaurativa traz benefícios se utilizada no âmbito da violência escolar e como isso possibilita a transformação e resolução dos conflitos. O método de procedimento adotado é o monográfico, visto que a realização deste texto e da Monografia, são relacionadas ao entendimento desse assunto, desempenhando um estudo acerca da Justiça Restaurativa e os círculos de paz, através da mediação como forma de prevenção da violência nas escolas. A técnica de pesquisa utilizada foi à bibliográfica, uma vez que foram utilizadas obras já disponíveis anteriormente publicadas, sendo elas teóricas e com melhorias de outros pesquisadores. A pesquisa contará também com o conceito de mediação, justiça restaurativa e círculos de paz. Conclui-se, por meio desta pesquisa, que os conflitos nas escolas são frequentes e acabam em violência, sendo assim, a Justiça Restaurativa, os Círculos de Paz e a mediação como forma de prevenção de violência nas escolas é bastante eficaz, visto que, ensina cada cidadão a serem protagonistas dos seus próprios conflitos.79pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilMediação. Justiça Restaurativa. Círculos de Paz. Violência. Escola.Justiça Restaurativa e Círculos de Paz: A mediação como forma de prevenção de violência nas escolasMonografia