Sarquis, Alessio BessaKuhnen, Ana Roberta de Abreu2019-12-122020-11-292019-12-122020-11-292019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8693O estudo analisou a relação entre os constructos marketing interno e engajamento de funcionários, no contexto de uma cooperativa de crédito no Brasil. Trata- se de estudo quantitativo, descritivo, com uso de levantamento de campo e estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de questionário auto administrado, disponibilizado na plataforma Google Forms, e analisados com auxílio de técnicas estatísticas descritiva e regressão múltipla. Os resultados apontam que, no contexto da cooperativa estudada, o engajamento dos funcionários é influenciado pelas três dimensões de práticas de marketing interno analisadas; que a comunicação interna tem influência positiva sobre a conexão emocional dos funcionários; que o treinamento de pessoal está positivamente relacionado com a retenção e recomendação de funcionários; revelou também que a dimensão pesquisa interna tem influência positiva sobre retenção de funcionário e sobre a conexão emocional de funcionários. O estudo contribuiu para a literatura de marketing interno, confirmando a relação estatística sinalizada em pesquisas anteriores entre marketing interno e engajamento de funcionários, a partir de evidências empíricas coletadas no contexto de uma cooperativa de crédito no Brasil.32 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilMarketing internoPráticas de marketing internoEngajamento de funcionáriosCooperativa de créditoRelação entre marketing interno e engajamento de funcionários: estudo em uma cooperativa de créditoRelatório de Estágio