Machado, Marina de MedeirosBruchado, Ismael João2016-11-302020-11-272016-11-302020-11-272015https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/4807Hoje, devido ao grande crescimento populacional e aos avanços tecnológicos, como a produção em larga escala de bens de consumo, os problemas e as ameaças ao meio ambiente tornam-se cada vez mais comum. Diante disso, nos é posto a educação ambiental como um instrumento de formação de cidadãos conscientes e participativos. Ao longo da evolução da humanidade, os homens criaram inúmeras sociedades e diversos tipos de relação com a natureza. Neste contexto, este trabalho busca avaliar as práticas de educação ambiental, aplicadas para os professores e aos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental da Escola Básica Padre Vicente Ferreira Cordeiro e propor melhorias no desenvolvimento das atividades ligadas à Educação Ambiental na escola. Para averiguar a percepção dos alunos e professores da Instituição, utilizou-se como ferramenta de diagnósticos questionários, os quais foram aplicados a quatro professores e trinta alunos da Escola Básica Padre Vicente Ferreira Cordeiro. De acordo com os resultados obtidos nas análises dos questionários aplicados aos professores e alunos observou-se a necessidade de desenvolvimento, visto que de novos tipos de abordagens referentes a temáticas ambientais na Escola. O maior problema encontrado na realização destas atividades foi à falta de comprometimento dos professores e alunos em dar continuidade na execução destes trabalhospt-BRAcesso AbertoEducação ambientalProteção ambientalMeio ambienteAvaliação da percepção ambiental de alunos e professores da Escola Básica Padre Vicente Ferreira Cordeiro, no município de Palhoça/SCMonografia