ASSIS,, Lucas ZollaLIMA,, Laryssa Carvalho Silva deMARQUES,, Roseane Barcellos2024-01-172024-01-172023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/40694Iniciação Científica (IC)A integração das práticas de hospitalidade no ambiente empresarial, na maioria dos casos, representa uma inovação do tipo dois schumpeteriano, “Introdução de um novo método de produção”, por significar uma conduta diferente na forma como o outro, no papel de cliente, é considerado e percebido na relação empresário-cliente, por analogia à anfitrião-convidado. O empresário anfitrião analogamente pode ser o empresário comercial ou industrial que ao pensar em satisfazer às necessidades do cliente/consumidor prepara seu serviço ou produto conforme a identificação dos elementos constitutivos dessa necessidade. A pesquisa tem como questão norteadora: Por que implantar processos de comunicação assertiva, criando relações estratégicas e de hospitalidade entre a ABRASFE e seus associados? Para responder esta questão de pesquisa serão investigadas as operações realizadas na comunicação entre a Associação Brasileira do Comércio de Artigos para Festa e Correlatos (ASBRAFE) e os associados com o objetivo de automatizar a comunicação e estreitar o relacionamento.Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilHospitalidadeVarejo de serviçosInovaçãoInovação e hospitalidade no varejo de serviçosResumo