PITANGA, Milena CerqueiraAMORIM Beatriz SouzaCRUZ, Carla Gabriele Freitas daSOUZA, Carolina MacedoSANTOS, Raeza GomesSILVA, Yasmin Correia Estrela da2023-03-172023-03-172022-12-05https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/32534Introdução: A nova realidade imposta pelo COVID-19 afetou diretamente a saúde, o lazer e a educação das crianças no Brasil e no mundo. As medidas de isolamento social corroboraram para que etapas do desenvolvimento infantil sofressem impactos a longo e curto prazo. Objetivo: Avaliar, na literatura, as implicações da pandemia de COVID-19 no desenvolvimento infantil. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão integrativa de literatura com abordagem qualitativa. A busca foi realizada na BVS, nas bases de dados do LILACS e MEDLINE nos anos de 2021 e 2022. Os critérios de inclusão foram artigos originais, gratuitos, disponíveis em texto completo. Os critérios de exclusão foram teses, dissertações, revisões, repetidos nas bases de dados e que se distanciaram do objetivo do estudo. Foi realizada análise de conteúdo dos artigos. Resultados: A amostra final foi de 8 artigos que evidenciaram alterações no desenvolvimento motor, cognitivo e emocional. Considerações finais: A pandemia trouxe diversos impactos ao desenvolvimento neuropsicomotor infantil. A redução das idas às consultas de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento repercutiu no atraso da identificação dessas alterações. Assim, o estudo demonstrou que compete ao enfermeiro a avaliação e identificação precoce de alterações do desenvolvimento.20ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasildesenvolvimento Infantilcovid-19puericulturaImplicações da pandemia de covid-19 no desenvolvimento infantilArtigo Científico