Goulart, Mariléia MendesPassos, Amanda Silveira dos2022-12-072022-12-072022-07-03https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27539Na educação infantil o currículo se materializa no tempo e espaço organizado para que as crianças ampliem suas potencialidades através das experiências. Assim essa pesquisa traz para o cenário educacional a composição e a importância das materialidades que são disponibilizadas no cotidiano das instituições. A questão que norteou a investigação foi: Que concepções estão presentes na organização das materialidades nas salas das crianças bem pequenas na educação infantil? Diante desta, traçou-se como objetivo geral: compreender as concepções presentes na organização das materialidades em turmas bem pequenas na educação infantil. E especificamente destacaram-se como objetivos: identificar como é planejada a organização dos materiais e verificar os materiais/brinquedos disponíveis para as crianças no ambiente da creche. A pesquisa se constitui em um estudo de caso, com análise qualitativa. A amostra foi realizada em três grupos de crianças de três e quatro anos e as respectivas professoras de uma instituição de educação infantil da rede pública do município de Treze de Maio, SC. A coleta de dados se deu por meio de observações, um questionário, a partir de questões norteadoras e registros fotográficos. Os resultados permitiram perceber que um dos principais pontos que se pode levar em consideração foi à falta de recursos e de materialidades para as crianças, pois como os brinquedos são compartilhados para toda a instituição, não há o suficiente para deixá-los expostos em apenas uma sala.19 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilMaterialidadesCrianças bem pequenasPlanejamentoMaterialidades disponíveis para crianças bem pequenas na educação infantil do Município de Treze de Maio.Estudo de Caso