MAGRIN, Carlos EduardoPARIZOTTO, Maicon Francisco Lages Lima2024-01-102024-01-102023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/40145Este trabalho apresenta o projeto ROME como iniciativa educacional em robótica móvel que implementa a metodologia STEM para alunos do ensino médio. O projeto foi realizado no laboratório ROSIE na UniCuritiba em turmas com escolas públicas e privadas, oferecendo atividades práticas de robótica móvel, está disponível no link: https://github.com/rosie-projects/rome. Validando a gravação de um programa base na placa eletrônica do ROME, que tem integração da ponte H na PCB, melhorias na plataforma mecânica deixando apenas um sensor ultrassônico e modificações para suporte e encaixe da placa, o projeto ROME buscou incentivar a participação dos alunos, oferecendo um minicurso na faculdade para aplicação dos conceitos aprendidos. O objetivo foi estimular o interesse dos alunos em áreas relacionadas à mecânica e coletar dados por meio de pesquisas de satisfação para validar o projeto e o interesse dos alunos nessas áreas.75ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilProjeto ROMEEducação STEMRobótica móvelPrática docenteValidação da plataforma ROME como ferramenta de aprendizagem de robótica no ensino médio: uma abordagem STEMValidation of the ROME platform as a robotics learning tool in high school: a STEM approachMonografia