Amorim, Maria Izabel deSilva, Rafaela Pimmel2022-07-062022-07-062022-06-20https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24333O presente estudo tem como objetivo analisar qual a relação dos contos de fadas com a percepção de feminismo em crianças, investigando se as mesmas ainda se identificam com os contos de fadas clássicos e comparando as respostas por gênero. Trata-se de uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Foi realizado em uma escola no sul do estado de Santa Catarina, com alunos do 4° ano do ensino fundamental, com idade entre 09 e 10 anos, totalizando sete meninas e um menino. A coleta de dados consistiu em um grupo focal, onde as crianças respondiam algumas perguntas e compartilhavam entre si suas percepções acerca dos contos de fadas. Através do grupo ficou evidente que os contos de fadas são de suma importância para o desenvolvimento infantil, e as crianças não só gostam dos contos de fadas clássicos, como também preferem as histórias antigas. Notou se também, que os contos de fadas ainda são vistos como território feminino, onde os meninos não se sentem à vontade em falar sobre. Também evidenciou se que os contos podem interferir na percepção das crianças, já que em sua maioria são frutos de uma época dominada pelo patriarcado, refletindo um padrão de estética irreal, uma crença que as mulheres não são livres e são inferiores aos homens, sempre precisando de sua proteção.28fptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilContos de fadasCriançasPrincesasFeminismoEra uma vez: A relação dos contos de fadas com a percepção das crianças sobre o FeminismoArtigo Científico