Galdino, Ana PaulaGomes, Taiane Pereira Americo2020-12-142021-07-302020-12-142021-07-302020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14936Quais as contribuições do Storytelling, no contexto de uma situação desencadeadora de aprendizagem, para a ampliação das linguagens na Educação Infantil? Esse é o questionamento que norteia essa pesquisa. Para tanto, elegemos como objetivo geral: investigar as contribuições do Storytelling, no contexto de uma situação desencadeadora de aprendizagem, para a ampliação das linguagens na Educação Infantil. Os objetivos específicos são: elaborar uma situação desencadeadora de aprendizagem a partir de um conto infantil para crianças do pré-escolar; refletir, com base no referencial teórico adotado, sobre as relações entre Atividade Orientadora de Ensino e Storytelling e, analisar a importância de trabalhar as grandezas na educação infantil. A abordagem apresenta-se por meio de uma metodologia bibliográfica com a intenção de apresentar o Storytelling unido a uma situação desencadeadora como um recurso para ampliar as linguagens na educação infantil Nessa pesquisa buscamos a contribuição teórica de vários autores como: LEONTIEV (1991), MOURA (2007), PALÁCIOS;TERENZZO(2016) , ROSA (2012), assim como as legislações educacionais vigentes no país. Constatamos que a situação desencadeadora de aprendizagem elaborada apresenta elementos que podem contribuir com os professores da Educação Infantil para a ampliação das linguagens infantis, em especial a linguagem matemática.17 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilAtividade Orientadora de EnsinoEducação InfantilLinguagens na Educação InfantilO Storytelling e a atividade orientadora de ensino como recursos na ampliação das linguagens infantisArtigo Científico