Diz, Kim ModoloRanzato, Letícia Gomes da Silva2022-12-152022-12-152022-12-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29350O desenvolvimento da tecnologia e o advento da internet modificaram as antigas formas de relacionamento identificadas na sociedade, o que também se estendeu às relações de consumo. Com a implementação do comércio eletrônico nas redes sociais, as empresas encontraram nos chamados influenciadores digitais o elemento que necessitavam para estreitar o vínculo entre consumidor e marca, dado o grande poder de influência exercido por tais profissionais sobre seus seguidores. Nesse contexto, o presente trabalho visa analisar a concepção do influenciador digital como sujeito atuante no comércio social, bem como avaliar sua responsabilidade pela divulgação de produtos ou serviços nas redes sociais sob o aspecto da legislação civil, das normas de proteção ao consumidor e das disposições éticas autorregulamentares do mercado publicitário, igualmente considerando a literatura doutrinária existente acerca do tema e as decisões judiciais e administrativas que versam sobre a matéria.56 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilResponsabilidadeInfluenciador digitalPublicidade digitalRedes sociaisComércio eletrônicoComércio socialReflexões acerca da responsabilidade dos influenciadores digitais perante a publicidade veiculada nas redes sociaisMonografia