Schuhmacher, Vera Rejane NiedersbergFernandes, Ana Lucia David de Lima2020-07-122020-11-292020-07-122020-11-292020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11292O presente trabalho tem por objetivo tratar acerca do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) pelos professores em sala de aula para um ensino e aprendizagem com qualidade em nossas escolas. A pesquisa dessa investigação foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental São José no município de Corupá – SC. Busca-se analisar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como um instrumento na mediação desse processo. Portanto, para a realização desse estudo realizaram-se pesquisas bibliográficas e o relato de aplicação de uma aula na Sala de Informática da escola para a disciplina de Ciências. A utilização das tecnologias no ambiente escolar é transformador no processo de ensino e aprendizagem, às utilizando em sala de aula é uma forma de os alunos se interessarem mais pelas disciplinas. Porém, para que isso aconteça, precisam ser ofertadas mais formações continuadas para os professores estarem em constante atualização. Palavras Chaves: Ensino-Aprendizagem; Tecnologia da Informação e Comunicação; Professores.24 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEnsino-aprendizagemTecnologia da Informação e ComunicaçãoProfessoresO uso das tecnologias da informação e comunicação em sala de aulaThe use of information and communication technologies in a classMonografia