Roecker, RejaneMartins, Ingryd Alessandra2020-12-232021-08-042020-12-232021-08-042020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16107Este presente trabalho tem como objetivo analisar a pesquisa de clima realizada na Industria de Telecomunicação Brasileira – (Intelbras S.A), na qual atua no ramo de telecomunicações com suas 4 filiais somando 3.500 funcionários. Com o intuito de trazer melhorias nos pontos destacados como negativos na pesquisa, foram abordados temas da gestão de pessoas como a qualidade de vida no trabalho, motivação, Teoria de dois fatores, Teoria X e Y, Teoria das necessidades de Maslow, clima organizacional e pesquisa de clima organizacional. Para elaboração do trabalho, foram aplicadas a pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, onde os dados coletados foram através de questionários aplicados com colaboradores de diversas áreas. Por meio da análise da pesquisa, foi possível verificar três pontos negativos: remuneração, perfil das lideranças e ambiente de trabalho e clima interno. Para compreender os fatores que levaram a este resultado, realizamos um questionário voltado aos três pontos negativos levantados, e como resultado obtivemos que os mais críticos seriam a falta de reconhecimento, incentivos e motivação e oportunidade de evolução. A partir dos resultados da pesquisa de satisfação, foi realizado um plano de ação através do 5W2H para a implantação de treinamento aos líderes voltada ao clima organizacional, melhorar a comunicação entre líderes e subordinados e palestras motivacionais e de desenvolvimento pessoal visando a minimização dos resultados negativos levantados e uma melhora no clima organizacional em equipe.53pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilGestão de PessoasPesquisa de clima organizacionalEmpresa de TelecomunicaçãoClima organizacional: aprofundamento de pesquisa em um setor da empresa Intel BrásRelatório de Estágio