Filgueiras, Isabel PortoOliveira, André Luis Rocha de.2021-10-262021-10-262021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17526A Capoeira é uma manifestação cultural Afro-Brasileira presente em escolas, projetos sociais, clubes, academias e no esporte competitivo, sendo praticada atualmente por pessoas de todas as idades e etnias. A preparação de professores para atuar com Capoeira acontece em duas instâncias formativas: a tradição cultural, sob orientação de Mestres de Capoeira e na formação acadêmica em cursos de graduação em Educação Física. Por desejo dos profissionais e ou exigências do mundo do trabalho, a escola de ofício e a graduação acadêmica se encontraram. Estudos da área têm discutido que a integração dos saberes culturais e acadêmicos pode favorecer a qualidade da formação destes profissionais, mas pouco se sabe sobre como os professores mobilizam e integram os conhecimentos advindos dos saberes culturais e dos conhecimentos acadêmicos. Tendo em vista a relação entre a melhoria da formação dos professores e do ensino da Capoeira para diferentes públicos, o objetivo do trabalho foi: analisar os saberes que professores e Mestres de Capoeira, formados em Educação Física, mobilizam em suas práticas pedagógicas. Mais especificamente, o trabalho pretendeu: descrever e analisar os saberes da história de vida, da formação profissional na tradição da Capoeira e na graduação de Educação Física e da experiência de trabalho que professores e Mestres mobilizam em suas práticas de ensino e analisar se há preponderância entre os saberes construídos. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, de abordagem qualitativa, mediadas por videoconferência, dadas as condições de segurança sanitária advindas da pandemia de COVID 19. Foram sujeitos da investigação 8 professores e Mestres de Capoeira, formados em Educação Física e pela Capoeira que atuam com pessoas de todas as idades em academias próprias, há pelo menos 5 anos, sendo 7 homens e 1 mulher. Os sujeitos foram recrutados de forma intencional na rede de contato do pesquisador. As entrevistas foram gravadas em áudio e vídeo, depois transcritas, gerando o corpus de dados verbais analisado por meio da identificação e descrição do conteúdo temático conforme referencial teórico metodológico da análise de conteúdo temático. Os professores compreendem que a fusão dos saberes experienciais e do campo científico são positivas. No entanto, a sua concepção pedagógica enxerga a Educação Física como uma caixa de ferramentas que é acionada quando preciso. O curso contribui para o desenvolvimento teórico e prático dos sujeitos trazendo mais cientificidade. Essa articulação é capaz de gerar uma mutação no próprio modelo de ofício aprendido pelos sujeitos ao longo dos anos. Constatamos que a proximidade com a educação formal leva os professores a uma confluência direta com os saberes de ofício da Capoeira. Concluímos que a Educação Física é um verdadeiro filtro dos saberes da experiência, onde a Educação Física é vista como uma grande peneira e desse extrato os sujeitos reconstroem suas práticas, porém essa reconstrução é feita também pelos saberes de ofício da Capoeira com um aporte didático-metodológico da Educação Física.334 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilCapoeiraSaberes docentesFormação ProfissionalEducação FísicaDiálogo de Saberes na Formação e na Prática Pedagógica de Professores de Educação Física Mestres de CapoeiraDissertação