Junckes, Rosani CasanovaEcco, Ana Claudia2019-01-072020-11-292019-01-072020-11-292018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10109A Inclusão é um dos grandes focos de debates no âmbito educacional dos últimos anos, a Educação Física, enquanto membro constituintes de tal espaço encontra-se presente em tal processo, visto que, a mesma é grande influenciada e influenciadora para que a inclusão ocorra. Nesta perspectiva, o presente projeto tem como objetivo analisar como ocorre o processo de inclusão nas aulas de Educação Física do aluno com Deficiência Intelectual Síndrome X Frágil que frequenta a Escola do Sistema Regular de Ensino da cidade de Chapecó SC. A população e a amostra foi constituída por um aluno com Deficiência Intelectual. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram observação do aluno, bem como, entrevista semi-estruturada destinadas aos pais, à professora da Escola das aulas de Educação Física. Analisando então os dados coletados, foi possível concluir que a inclusão de alunos com Deficiência Intelectual no Sistema Regular de Ensino é viável desde que tenhamos consciência da complexidade que envolve tal processo, visto que em torno disso há, ou pelo menos deve haver investimentos e comprometimento por parte dos professores e principalmente dos órgãos governamentais que em tese são ou pelo menos deveriam ser responsáveis por tal processo, além, de fazer-se necessário pesquisar e estudar para que amplie-se o conhecimento e novas perspectivas educacionais sejam desenvolvidas. Deixo então em aberto a possibilidade e o convite a novas pesquisas refere-se ao processo de inclusão, visto que o mesmo está presente no âmbito educacional do qual fazemos parte, bem como do âmbito social, o qual influenciamos e somos influenciados na medida que nele vivemos.25pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilInclusãoDeficiência intelectualEducação físicaAluno com deficiência intelectual síndrome x frágil nas aulas de educação física no sistema regular de ensino na educação municipal de ChapecóEstudo de Caso