Silva, MárcioCatôco, FernandaSouza, KarinaXavier, Lilian2022-10-262022-10-262021-07-11https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25996O processo de aprendizagem por meio das brincadeiras é fundamental para o desenvolvimento das crianças. Neste sentido, este artigo tem como objetivo analisar a importância do brincar na Educação Infantil no processo de alfabetização e se justifica pelo interesse das acadêmicas pelo tema em averiguar a importância do desenvolvimento da criança por meio de brincadeiras. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam que a brincadeira é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e a exploração de significados e sentidos pelas crianças, interferindo positivamente no processo de alfabetização. Além disso, tornou-se evidente que, utilizando o ato de brincar na escola, o professor consegue desenvolver e estimular as crianças em diversas situações educacionais, construindo seu processo de ensino-aprendizagem com diferentes meios e estratégias onde a criança é estimulada de forma lúdica e significativa. Dessa forma, espera-se que este artigo contribua para ampliar e aprofundar as discussões e a compreensão acerca da importância do brincar na educação infantil para o processo de alfabetização.25 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilJogosBrincadeirasEducação InfantilAlfabetizaçãoA IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E ALFABETIZAÇÃOArtigo Científico