Manfroi, LucianaRichter, Jociane2019-08-172020-12-022019-08-172020-12-022018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/12237O presente artigo tem como objetivo apresentar as principais mudanças que ocorreram no comportamento do e-consumidor no período entre 2008 e 2017. Para chegar ao resultado, serão apresentados alguns conceitos referentes ao comércio eletrônico, consumidor digital e marketing, e também serão analisados relatórios anuais que apresentam dados sobre o mercado de e-commerce, e sobre o perfil dos e-consumidores. Tais fatores analisados serão relevantes para profissionais de marketing entender os principais fatos que influenciaram essas mudanças, e também para conhecer quais são as melhores estratégias para abordar, conquistar e satisfazer consumidores com excelência. As práticas adotadas pelas lojas online devem levar em consideração a experiência do cliente antes, durante e principalmente, após a compra, de tal forma que os transforme em verdadeiros defensores da marca.22 f.pt-BRAttribution-NoDerivs 3.0 BrazilE-consumidorComércio eletrônicoMarketingAs mudanças no perfil do e-consumidor no período de 2008 a 2017Artigo Científico