Garcia, Vanessa Soares SandriniNascimento, Giulia2019-12-102020-11-292019-12-102020-11-292019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/9187Logaritmos e exponenciais são assuntos desafiadores a serem ministrados aos estudantes do ensino médio, visto que a maioria apresenta grande dificuldade de compreensão, pois geralmente são apresentados de forma mecânica, não estabelecendo uma ligação entre esses assuntos e suas reais aplicações. O presente trabalho propõe uma abordagem dos conteúdos de logaritmos e exponenciais através de atividades contextualizadas, utilizando como motivação as suas aplicações nas diversas áreas do conhecimento, oferecendo assim, possibilidades de trabalho interdisciplinar. O trabalho inicia-se com uma breve história da invenção dos logaritmos, sua definição e propriedades, seguido de aplicações em diversas áreas do conhecimento. Ressalta e justifica ainda, o uso de importantes tendências em educação matemática: a contextualização, a interdisciplinaridade, a resolução de problemas e a modelagem matemática. E, por fim, traz uma proposta de atividade no âmbito de uma de suas aplicações, o crescimento populacional, o qual observa a presença e o crescimento da bactéria Escherichia coli presentes na urina de pacientes de um laboratório do sul de Santa Catarina, através do teste laboratorial denominado Urocultura, que é considerado o padrão-ouro para a confirmação do quadro de uma infecção do trato urinário, e neste contexto sugere-se possibilidades de trabalho.60 f.pt-BRAttribution 3.0 BrazilLogaritmosExponenciaisAplicaçõesAplicação da equação logarítmica e exponencial: atividades contextualizadasMonografia