Svolenski, Roberto LuizAlves, Yarin Arruda2022-11-232022-11-232021-12-16https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26674O cinema é uma mídia centenária com diversos gêneros, diretores e visões artísticas, além de já possuir um público estabelecido e características próprias designadas. Em contrapartida, os videogames são considerados relativamente recentes e ainda estão em processo de evolução e se descobrindo em termos de potencial narrativo, público e impacto cultural. Ambas mídias possuem um caráter audiovisual e, portanto, podem compartilhar propriedades. Levando isso em conta, o presente artigo busca analisar a narrativa do jogo Red Dead Redemption 2 usando o cinema como base de comparação, com uma ênfase maior no gênero Western e como o game perpetua essas referências. Além disso, configura-se como estudo de caso sendo realizado através de uma pesquisa bibliográfica, trazendo autores relevantes para cada tópico abordado. Através da análise que disseca pontos chave da narrativa do jogo e cita exemplos provenientes da linguagem e das características do cinema Western, é possível obter como resultado a importância do cinema como referencial narrativo e transmidiático para os games.35 f.ptNarrativaCinemaVideogameWesternA gameficação da narrativa cinematográfica: paralelos entre o jogo Red Dead Redemption 2 e o cinema WesternArtigo Científico