Brito, PauloSantiago, Rhávilla2023-10-172023-10-172023-09-15https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/36955Este trabalho se propõe a relatar e refletir acerca do teatro como agente transformador, tendo como ponto de partida experiências artísticas e educacionais vivenciadas no ambiente escolar, transitando entre a compreensão do interior do indivíduo (aluno), experimentação de processos que possibilitem a descoberta de si e do outro, construção de resultados que transparecem e traduzem suas dores e angústias, assim como as conquistas e desejos, e a importância de cada um desses estágios para a construção de uma identidade (artística ou não) focada na descoberta e reinvenção de si. O texto tem como foco experiências vividas no projeto de extensão Trilhas Potiguares (2019) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Estágio não obrigatório no Mundi Colégio e Curso (2022). Com o objetivo de dar visibilidade à importância do teatro como espaço de descoberta, cura, empatia, afetividade e transformação, este artigo trará evidências sobre a urgência de olhar para dentro de si artística e humanamente, dialogando com trabalhos do pai da educação Paulo Freire, assim como Augusto Boal e outros(as) escritores(as) que acrescentam significativamente nesta temática. A escrita desse trabalho de conclusão de curso tem como fim registrar formalmente um percurso de muitos processos que até podem ser sobre minha experiência em sala de aula, mas nunca será só sobre os meus processos de aprendizagem e (des)construção.28 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEducaçãoTeatroTransformaçãoAfetoTeatro educação como linguagem de transformação através do afeto.Artigo Científico