Nascimento, Hugo Marlon da SilvaSantos, Rafaela Aparecida de Souza2023-06-212023-06-212023-06-19https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/33312Em geral, o público percebe a arquitetura como tendo impacto no seu bem-estar e segurança; no entanto, para a grande maioria das pessoas, essa percepção permanece superficial. Com base nessa premissa , este trabalho busca explicar a questão, direcionando-a para a influência do ambiente escolar na primeira infância . A pesquisa estuda os estágios de desenvolvimento de uma criança, os conceitos da neuroarquitetura, do Método Montessori e como podem, efetivamente, serem aplicados na proposta de um projeto arquitetônico de Centro Educacional Infantil. No estudo da neuroarquitetura, a pesquisa é dividida em alguns quesitos, como a biofilia, iluminação natural, estudo das cores e sua influência no aprendizado, etc. De forma a complementar a pesquisa e direcioná-la para o posterior desenvolvimento da proposta do projeto arquitetônico, foi apontado o terreno a ser utilizado para a implantação da Escola. Por fim, foi possível trazer o entendimento de que os conceitos da neuroarquitetura complementam e afirmam de maneira satisfatória os conceitos do Método Montessori, a partir de tal entendimento, a autora pôde trazer as diretrizes projetuais que serão aplicadas na etapa de desenvolvimento de projeto arquitetônico do Centro Educacional Infantil.89 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilNeuroarquiteturaMétodo MontessoriCentro Educacional Infantil - Neuroarquitetura - A Influência do Ambiente Escolar na Primeira Infância.Children's Educational Center - Neuroarchitecture - The Influence of the School Environment in Early Childhood.Monografia