SILVA, Claudio Henrique daMACHADO, Laura Brunato de Souza2024-07-032024-07-032024-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/44172Unidade Curricular (UC)O presente trabalho de conclusão de curso de Design na Universidade do Sul de Santa Catarina tem como finalidade desenvolver uma reestruturação na identidade visual do Projeto Ajude o Chico, um projeto voluntário de animais sem fins lucrativos dedicado à proteção e conscientização do bem-estar animal atuante na região da Grande Florianópolis, considerando que o principal meio de comunicação do projeto é através das redes sociais e a crescente importância da presença digital e as redes sociais como ferramenta para ampliar o alcance, visibilidade e reconhecimento. A metodologia adotada baseia-se nas diretrizes de Alina Wheeler (2019), autora da obra “Guia essencial para a gestão de Marcas” e especialista em branding e design estratégico, utilizadas para guiar as etapas da pesquisa, esclarecimento da estratégia, design de identidade, criação de pontos de contato e gestão de ativos. Ao aplicar essa metodologia em conjunto com o procedimento projetual documental e alinhado às pesquisas bibliográficas, a nova identidade visual visa conceber o desenvolvimento de conceitos de design que transmitem efetivamente os valores e missão da organização.The purpose of this graduation project in Design at the University of Southern Santa Catarina is to develop a restructuring of the visual identity of the "Ajude o Chico" project, a non-profit volunteer project dedicated to animal protection and awareness of animal welfare in Florianópolis region. Considering that the project's primary means of communication is through social networks and the increasing importance of digital presence and social media as tools to expand reach, visibility, and recognition. The adopted methodology is based on the guidelines of Alina Wheeler (2019), author of the book "Designing Brand Identity," an expert in branding and strategic design. These guidelines are used to guide the research stages, clarify the strategy, identity design, creation of touchpoints, and asset management. By applying this methodology associated with documentary design procedures and aligned with bibliographic research, the new visual identity aims to conceive design concepts that effectively convey the values and mission of the brand.163ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazildesign gráficoidentidade visualredesignprojeto voluntário de animaisReestruturação do sistema de identidade visual: projeto ajude o ChicoRestructuring of the visual identity system: ajude o Chico projectMonografia