Martins, Lucimara TábataSouza, Mislaine Rosa2023-07-102023-07-102023-06-20https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/35522Introdução: Em virtude das transformações do mundo contemporâneo, as múltiplas atribuições da mulher em relação ao trabalho e a família, os hábitos alimentares das crianças vêm sofrendo modificações, e por influência da mídia tem aumentado o consumo de alimentos ultraprocessados. Objetivo: Verificar através de uma revisão integrativa da literatura a influência da mídia, marketing e publicidade de alimentos no consumo alimentar de crianças. Métodos: As buscas de artigos foram realizadas nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), utilizando os seguintes descritores: publicidade de alimentos/food adversiting, hábitos alimentares/eatings habits e crianças/children. Considerou-se como critérios de inclusão: artigos com resumo disponíveis, nos idiomas inglês e português, publicados entre janeiro de 2013 a abril de 2023. Resultados: Foram selecionados 11 artigos, cujos estudos se basearam na influência das propagandas de alimentos infantis, impostos sobre várias formas midiáticas e as consequências sobre a saúde do público infantil. Conclusão: Os resultados dos estudos mostraram que a publicidade de alimentos industrializados direcionados ao público infantil pode acarretar prejuízos a saúde das crianças a médio e longo prazo, diante das legislações já existentes para controle dessa publicidade, faz-se necessário uma maior fiscalização por parte dos órgãos de fiscalização.51 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilConsumo alimentarHábitos alimentaresPublicidade de alimentosCriançasPropaganda de alimentosInfluência da mídia no consumo alimentar de crianças: uma revisão integrativa da literaturaMedia influence on children´s food consumption: an integrative literature reviewArtigo Científico