Witt, FabianaSilva, Bernardino José daMartinhago, Patricia Wiggers2019-01-162020-12-022019-01-162020-12-022018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11695O presente trabalho de curso tem como objetivo desenvolver o plano de negócio do empreendimento Oficina da Beleza, que visa propor uma empresa inovadora e competitiva ao mercado de beleza e estética do município de Rio do Sul-SC. A partir da ideia apresentada, que propõem a criação de uma empresa especializada na estética da mulher, buscou-se inicialmente estabelecer um direcionamento estratégico, a fim de delimitar seus objetivos, por meio da analise dos possíveis fatores incidentes ao empreendimento. Para embasar o plano, desenvolveu-se um plano de marketing com o estudo do mercado, onde definiu com estratégias de segmentação com prazo de um ano, que são a conquista de no mínimo 10% do público-alvo do município, a cativação de 70% dos clientes, o alcance do notório reconhecimento no município por sua qualidade de profissionais e excelência no atendimento. Com base nisto, criou-se um plano de operação do empreendimento, definindo a sua localização, capacidade produtiva, processo produtivo, as tecnologias e mão-de-obra necessárias. A fim de solidificar a proposta, expôs um plano financeiro que trouxe a analise e projeção dos custos e das receitas, que são extremamente pertinentes para tomadas de decisões pelas sócias. Por fim, avaliou-se todo o plano elaborado, concluindo-se pela viabilidade econômica do negócio proposto.79 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilPlano de negócioSalão de belezaEmpreendimentoEstéticaPlano de negócios: oficina da belezaPlano de negócio