Montenegro, Ana Karla AraujoBarreto, Escarlette Yzabelle Mota Santos2021-07-222021-07-222021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14870O presente trabalho propõe um estudo acerca da utilização da arte como ferramenta para o ensino de Biologia, iniciando uma discussão de como se desenvolveu a educação no Brasil e apresentando os métodos educativos durante este processo histórico. Logo, uma apresentação da disciplina de Biologia e sua relação interdisciplinar, a qual promove várias interações com outras áreas de estudos e ferramentas. Desta forma, o objetivo é entender como a arte pode ser uma ferramenta importante, principalmente, nas aulas de Biologia. Tendo em vista, que no ensino de Biologia, há uma ideia estereotipada a respeito das aulas práticas, onde acredita-se que a ideia de prática remete apenas a aulas laboratoriais, assim, deve-se entender que estas práticas podem ser trabalhadas de outras maneiras e a arte pode ser uma delas. A arte como ferramenta pedagógica apresenta várias modalidades de ensino, que podem ser agregadas no ensino da Biologia, de forma a possibilitar aulas diferenciadas e mais próximas à realidade do aluno e à sua cultura, conforme é apresentado nos resultados e discussões, com modelos específicos de trabalhos destacando a arte como ferramenta. Além disso, também se realizou um levantamento porcentual de artigos que abrangem este tema. Diante do estudo é possível compreender que propiciar uma aula em que o aluno seja ativo no processo é de suma importância, pois, as modalidades que a arte apresenta como ferramenta tendem a promover um processo de investigação, vivenciar o exercício crítico e reflexivo com base no conteúdo trabalhado70 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilArteEnsinoFerramentaMétodosA importância da arte como ferramenta no ensino da BiologiaTHE IMPORTANCE OF ART AS A TOOL IN BIOLOGY TEACHINGMonografia