Gambin, AlineCoelho, Lukas Carlos2021-10-022021-10-022021-06-24https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17491O objetivo deste trabalho monográfico é demonstrar a utilização do design gráfico na elaboração de identidades visuais de marcas e sua importância para o meio publicitário. Para isso, utilizou-se como método de abordagem de pensamento, o dedutivo; de natureza, a qualitativa; e de pesquisa, o exploratório. O método de procedimento foi o monográfico, com a aplicação de técnicas de pesquisa bibliográficas, através do uso de livros, revistas publicitárias, artigos científicos, dados governamentais e de plataformas de exposição de trabalhos da área do design e da publicidade. Ainda, foi realizado um estudo de caso, na modalidade descritiva, no qual analisaram-se duas identidades visuais da marca Burger King, utilizadas nos anos de 1999 e 2020. Na presente monografia são apresentadas as raízes do design gráfico, bem como são apresentados conceitos importantes como os de direção de arte, branding, marca e de identidade visual. Os principais autores utilizados foram Healey (2009), Hollis (2006), Kimura (2021a/b), Kotler (1998), Lima (1996), Lupton (2008/2018), Meggs (2009), Strunck (2012), Villas-Boas (2007) e Wheller (2012). Verificou-se que para o meio publicitário é imprescindível que marcas invistam no desenvolvimento de uma identidade visual que representem seus valores, pois este é um dos meios pelo qual a empresa vai criar laços de identificação com seu público-alvo, transparecendo unidade entre seus ideais, produtos e serviços, o que só é possível através da utilização dos fundamentos do design gráfico, pois estes proporcionam os ajustes de posicionamentos, hierarquia, tamanhos e escolha de cores que transmitirão as sensações e valores da marca, de modo a atingir seu público-alvo.79 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilDesign gráficoEstudo de casoIdentidade visualDesign gráfico na elaboração de identidades visuais: sua importância no meio publicitário.Monografia