Roecker, RejaneMedeiros, Bianca2021-06-292021-08-042021-06-292021-08-042020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16100A realização deste trabalho teve como foco uma análise estratégica na empresa Dugraf Comércio e Representação de Matériais Gráficos Ltda, a qual vem se destacando devido a sua alta tecnologia e crescimento em seu mercado de atuação. Para coleta de dados, iniciou-se a captação de um questionário ao gestor financeiro da empresa, que foi peça chave para a formação da matriz SWOT, fundamental para identificação dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, diante do ambiente interno e externo. A metodologia utilizada no trabalho é de caráter descritiva e aplicada, além de estudo de caso, sendo que também se adotou a pesquisa bibliográfica e documental. Buscou-se conhecer todos os setores da empresa de forma detalhada, verificando as carências e também os destaques de forma estratégica. Seu principal foco foi a formação da matriz SWOT, (sendo que o principal ponto forte foi, a qualidade do produto, o principal ponto fraco foi, ausência de liderança na equipe de produção, a principal oportunidade foi, o crescimento do mercado de latas de alumínio e embalagens e a principal ameaça foi, câmbio desfavorável para importação) enfatizado pela importância da análise e do planejamento estratégico. Após o processo de análise, realizou-se um plano de ação (5W2H), para sugerir melhoras aos processos que apresentaram alguma carência. As ações sugeridas foram modificação dos processos sem estruturação, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores, treinamento e implantação de liderança no setor de produção e adoção de módulos de sistema para os setores de RH e logística.54sem idiomaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilAnálise EstratégicaCinco Forças Competitivas do PoderPlanejamento EstratégicoAdministração EstratégicaSWOTAnálise estratégica aplicada à empresa DUGRAF Com. e Ep. Materiais gráficos Ltda.Relatório de Estágio