CAMPOS, Alexandre FerreiraPEREIRA, Islay Raiene AlvesCARVALHO, Priscilla Karla Bernardes dePIMENTA, Waleska Oliveira De Souza2024-02-052024-02-052023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/41301A tecnologia inicialmente uma forma de passar o tempo, tem se tornado cada vez mais frequente na vida contemporânea, o que contribui para a exposição precoce de crianças ao mundo digital. O presente estudo explora os possíveis impactos do uso de telas no desenvolvimento infantil, realizando uma revisão sistemática exploratória, utilizando as bases de dados do Google Acadêmico, SciELO (Scientific Electronic Library Online) e LILACS (Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Foram aplicados alguns filtros, e deste resultado se obteve a quantidade total de 139 artigos. Utilizando critérios de exclusão, chegou-se a um total de 10 artigos escolhidos como base para este estudo. Destaca-se a importância do brincar na infância, enquanto as preocupações sobre os efeitos adversos do uso excessivo de telas são propostas, enfatizando tanto os possíveis prejuízos quanto os benefícios associados. As recomendações emergem, sublinhando a necessidade de limitar o tempo de tela e promover a supervisão adulta. A complexidade do tema é ressaltada, instanciando uma abordagem consciente por parte de pais e educadores. O equilíbrio entre o tempo de tela, atividades ao ar livre e interações sociais é enfatizado como crucial, com uma ênfase especial na orientação parental. Este estudo contribui para uma compreensão mais profunda das dinâmicas entre o desenvolvimento infantil e o uso das telas, destacando a necessidade de uma abordagem equilibrada e informada.21ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazildesenvolvimento infantil, tecnologia, infância, telas, tempo de exposição, impacto, digital.Os possíveis impactos do uso de telas sobre o desenvolvimento infantil: uma revisão de literaturaThe possible impacts of the use of screens on child development: a literature reviewArtigo Científico