Simiano, Luciane PandiniSilva, Simone Antunes Veronêz da2022-03-172022-03-172021-09https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/21429A presente pesquisa tem por foco analisar o que contam as documentações pedagógicas sobre as relações das crianças com a natureza no espaço da creche. A pesquisa, desenvolvida em uma perspectiva qualitativa, propõe o método como desvio (BENJAMIN, 1984, 1986; PANDINI-SIMIANO, 2015), configurando-se num estudo de caso como forma de articular o empírico ao teórico. Ao considerar tal pressuposto, elegeu-se como lócus da pesquisa uma instituição de Educação Infantil da rede pública no município de Imbituba/SC. E, como sujeitos, uma diretora e quatro professoras que atuaram na creche nos anos de 2017, 2018 e 2019. O percurso da pesquisa foi construído ao longo de cinco encontros virtuais no período de novembro a dezembro de 2020. A proposta dos encontros consistiu em oferecer um tempo e espaço capazes de convidar as professoras a ler, interpretar e narrar sobre o que contam as documentações pedagógicas produzidas por elas. Os instrumentos metodológicos utilizados foram: observação participante, registros gráficos, fotográficos e audiovisuais, as documentações pedagógicas e as cartas escritas pelas professoras no final do percurso da pesquisa. O referencial teórico da pesquisa dialoga e cruza com os estudos de diversos autores, entre os quais se destacam: Benjamin (1984, 1986, 1994, 2017), Larrosa (1998, 2002, 2011, 2016), Rinaldi (2012), Pandini-Simiano (2010, 2015, 2017), Santos (2018), Tiriba (2005, 2018), Piorski (2016). Considerando a criança como um ser ativo, potente e de direitos (RINALDI, 2012), e a creche um lugar fundamental para a constituição humana, onde a criança tem o direito de estar em contato com a natureza (TIRIBA, 2018), buscou-se lançar um olhar para a documentação pedagógica, aqui compreendida como uma narrativa peculiar que é tecida entre adultos e crianças (PANDINI-SIMIANO, 2015). Os resultados apontam que, embora as professoras pesquisadas busquem visibilizar, por meio das documentações, uma imagem de criança que se configura como protagonista no espaço em que está inserida, a criança ainda parece não ser vista como natureza. Por sua vez, a natureza se configura em algo à parte, que está à disposição do ser humano, em muitos momentos sendo apresentada de forma didatizada. No contexto pesquisado, observou-se que os tempos/espaços da creche pouco permitem interações e brincadeiras livres das crianças em sua integralidade com e na natureza. O processo de documentar e de revisitar tais documentações possibilitou às professoras repensar a docência e produzir outras sensibilidades. Trata-se de um movimento que permitiu um outro olhar sobre as crianças e a natureza, potencializando a construção de outras narrativas sobre ser professora, ser criança e estar na natureza nos espaços da creche.167ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEducação infantilcriançanaturezadocumentação pedagógicaA relação da criança com a natureza no espaço da creche: um olhar sobre as documentações pedagógicasDissertação