Yanagihara, Gabrielada Cunha, Lucineia2022-07-052022-07-052022https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/24215Os videogames, em específico o Nintendo Wii®, vem se destacando na Fisioterapia e é um coadjuvante no tratamento dos mais diversos tipos de lesões cerebrais, funcionais e motoras, desde os mais jovens até aos mais idosos. Os benefícios incluem melhor captação da atenção dos pacientes, correções da postura, equilíbrio, aumento da capacidade de se movimentar, ganho de amplitude de movimento, entre outros. Entretanto, nota-se pouca capacitação profissional para o uso dessa ferramenta. Este estudo teve como objetivo avaliar o nível de conhecimento e capacitação dos profissionais fisioterapeutas de Pouso Alegre-MG acerca da Reabilitação Virtual. Trinta e um fisioterapeutas de Pouso Alegre-MG regularmente registrados no conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4ª região foram avaliados conforme seu nível de conhecimento e capacitação, por meio de questionário via formulário online. O questionário elaborado pelos pesquisadores abordou a experiência profissional, infraestrutura e capacitação profissional acerca da reabilitação virtual. Ao final do trabalho, foi possível observar que a maioria dos profissionais conhecem sobre a técnica, poucos já utilizaram em seus atendimentos, mas nenhum deles tem curso de capacitação, e a maioria acredita que o uso da Realidade virtual no tratamento das disfunções é algo interessante, e que deve ser mais bem estudado.25ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilWii reabilitaçãoRealidade virtualTecnologiasFisioterapiaNintendo wiiVideo gamesReabilitação virtual: nível de conhecimento e capacitação profissional de fisioterapeutas de Pouso Alegre - MGMonografia