Giraldi, Márcia Cargnin MartinsPorto, Isabelle Brandelero2020-07-232020-11-292020-07-232020-11-292020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8449Noticing the increase in the number of children using smartphones as educational devices in the last decade, there’s a need to question how much does the learning in digital spaces contribute to the developing of real and essential skills to the user. Children, in their majority, do not seem to have any issues with using smartphones, therefore we can introduce new technologies to provide richer experiences which put the user as protagonist in their interaction with the content. When it comes to the development of fine motor skills, this paper seeks to encourage coloring activities through the development of an application which combines augmented reality and live texturing techniques.Observando o crescimento no número de crianças que utiliza o smartphone como dispositivo educacional na última década, faz-se necessário questionar até que ponto o aprendizado em ambientes digitais colabora para o desenvolvimento de habilidades reais e essenciais para o usuário. Partindo do ponto que crianças, em sua grande maioria, não apresentam dificuldade para utilizar smartphones, podemos então introduzir novas tecnologias para proporcionar experiências mais ricas e que coloquem o usuário como protagonista na interação com o conteúdo. Tendo em vista o desenvolvimento das habilidades motoras finas, esse trabalho busca incentivar atividades de colorir através do desenvolvimento de uma aplicação que combine técnicas de realidade aumentada e de live texturing.23pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilLive Texturing, Realidade Aumentada, Experiências Educacionais, Educação Infantil.Desenvolvimento de um aplicativo para colorir utilizando Realidade Aumentada e técnicas de Live TexturingDevelopment of a coloring application using Augmented Reality and Live Texturing techniquesArtigo Científico