Rosa, Antônio Carlos Fonte daDiomar, Hedrey Esmeraldino2019-07-222020-11-292019-07-222020-11-292019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8648Em dias de intensas e avançadas descobertas tecnológicas, as empresas do setor de retífica de motores se encontram em um mercado, cada vez mais, competitivo. A capacitação constante, os altos investimentos em máquinas, insumos e mão-de-obra, a qualidade e excelência dos serviços, são fatores diretos e indiretos para a conquista efetiva do consumidor. O presente trabalho visa a busca de alternativas para um novo posicionamento de marketing da empresa Retífica de Motores Tubaronense Ltda., que já conta com 49 (quarenta e nove) anos de atividade na cidade de Tubarão/SC, através da fixação da marca. Para tanto, foi necessário o levantamento de dados históricos da organização e aqueles referentes a constituição jurídica, razão social, localização, organogramas, estrutura, serviços oferecidos, caracterizando a empresa como um todo. Ainda, utilizou-se da pesquisa bibliográfica para a conceituação teórica da área e, por fim, aplicou-se uma pesquisa de marketing com os próprios clientes a fim de avaliar o grau de fixação da marca. O resultado das pesquisas permitiu a análise SWOT da organização, analisando o ambiente interno (pontos fortes e pontos fracos), analisando as causas, propondo ações de fortalecimento e as justificando, bem como, analisando o ambiente externo (oportunidades e ameaças). O estudo encontra justificativa pois, através da análise, há a possibilidade de propor ações corretivas e eficientes para os problemas identificados, resultando na prestação de serviços com excelência e confiabilidade para o consumidor final.88 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilMarketingServiçosPosicionamentoUm novo posicionamento: retífica de Motores Tubaronense LtdaRelatório de Estágio