RIVABEM, Fernanda SchaeferDEMETERCO, Barbara Miranda2021-06-282021-06-282021-06-11https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13599Com o desenvolvimento da tecnologia, novas formas de comunicação se tornam possíveis. A relação entre fornecedores e consumidores adaptou-se à influência da Sociedade da Informação, que permitiu o surgimento de uma terceira pessoa, um intermediário altamente persuasivo. A presente pesquisa consiste em abordar a temática dos influenciadores digitais e a forma como o seu surgimento impactou as relações de consumo, buscando compreender como a publicidade digital se relaciona com o Código de Defesa do Consumidor. Assim, o que se visa trabalhar nessa pesquisa é justamente o modo como tal publicidade funciona e principalmente, analisar se as premissas do Direito do Consumidor são respeitadas e, caso não sejam, a possibilidade de responsabilizar os influenciadores digitais em razão da publicidade ilícita. Utilizou-se como metodologia, para a análise do tema, pesquisa bibliográfica com acesso a livros, periódicos e artigos acadêmicos, envolvendo, ainda, aspectos hermenêuticos, sociológicos e comunicacionais relevantes para a ampla compreensão do tema.65ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilInfluenciadores digitaisDireito do consumidorPublicidadeSociedade de consumoMídias sociaisResponsabilidade civilA responsabilidade civil dos influenciadores digitais no mercado de consumoMonografia