Ayres, Nilce MirandaRamires, Thiago de Souza2019-07-192020-11-292019-07-192020-11-292019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8994Este trabalho propõe o modelo de “Suporte Técnico Remoto Centralizado” no setor público, e aponta benefícios e vantagens em relação ao atual modelo de assistência técnica prestado à Receita Federal, pela empresa pública SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados), visando reduzir gastos públicos e tornar a prestação de serviços mais ágil, e eficiente. O estudo de caso foi realizado sob os fundamentos da pesquisa exploratória, aplicando um questionário em forma de entrevista a um funcionário do Serpro. São apresentados dados históricos, acerca do surgimento da Internet e sua evolução, descrevendo seu funcionamento e sua malha de dispositivos de comunicação específicos, interconectados entre si por diferentes meios, que cobrem todo o planeta, permitindo que equipes centralizadas geograficamente,prestem assistência técnica remota. Colocando em prática a proposta deste estudo, através de ferramentas confiáveis e adequadas, considerando uma escala aplicada à nível nacional, a Receita Federal pode reduzir consideravelmente os gastos públicos em TI, ao passo que o Serpro por sua vez, pode desenvolver um atendimento mais eficiente, trazendo para a iniciativa pública brasileira tecnologias e métodos de atendimento mais modernos, já consolidados na iniciativa privada mundial.20 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilReceita FederalSerproSuporte remotoSuporte de TIAssistência técnicaAtendimento técnico remoto centralizado: proposta de modelo e benefícios do suporte remoto no âmbito da Receita Federal do BrasilEstudo de Caso