MALISKA, MauricioSANTOS, Agnyz Kharen SilvaSTALL, Helenice Izabel2023-12-182023-12-182023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/38768O presente trabalho é uma revisão de literatura de alguns dos principais autores da abordagem Gestalt-terapia, visando o manejo clínico no atendimento com adolescentes. Tal análise foi feita através de leitura e pesquisa de artigos e livros que trazem a temática, com o objetivo de se fazer uma revisão bibliográfica a respeito de como a Gestalt terapia compreende e intervém na adolescência, para se criar e ampliar possibilidades que contemplem as necessidades do adolescente e faça sentido na relação terapeuta/cliente, se construindo assim um processo terapêutico mais humanizado e individualizado. Revisar temáticas da adolescência, entender que adolescentes possuem peculiaridades, mas também são seres únicos e chegam no consultório com suas histórias, cultura, subjetividades que desenvolveram num determinado contexto. Para a Gestalt-terapia a adolescência não tem limítrofes, podem existir indivíduos adultos com comportamentos de adolescentes ou vice-versa. O que precisa ser visto é o aqui e agora do atendido, as possibilidades que ele possui para utilizar o ajustamento criativo a seu favor. Além desta visão, a pesquisa apresenta algumas técnicas da Gestalt-terapia, para o uso em processo terapêutico, não sendo um manual, apenas sugestões para o manejo clínico com adolescentes. Alertando que o setting terapêutico deve ser observado e aproveitado com o que acontece naquele momento. Fica entendido que se faz necessário seguir com pesquisas, estudos e investigações em como as práticas da Gestalt-terapia podem contribuir para uma melhor percepção e compreensão no auxílio ao atendido, para este conseguir refletir sobre sua existência e ser no mundo.34ptAttribution-ShareAlike 3.0 Brazilgestalt-terapiaadolescentesmanejo clínicoO manejo clínico da gestalt terapia em adolescentesArtigo Científico