Barreto, HermanSantana, LuisaMazzeu, André2021-07-152021-07-152021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14579O objetivo deste trabalho acadêmico é problematizar os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n°13.709 de 2018) nas relações de consumo. O artigo explica porque o legislador criou a Lei geral de Proteção de Dados ao invés de alterar o Código de Defesa do Consumidor (Lei n° 8.078 de 1990) e o Marco Civil da Internet (Lei 12.965 de 2014). A partir disso analisa criticamente as aplicações, impactos e transformações ocorridas deste da vigência da LGPD e a sua efetividade.The objective of this academic work is to discuss the impacts of the General Data Protection Law (Law n. 13.709/2018) on consumer relations. The article explains why the legislator created the LGPD instead of changing the Consumer Protection Code (Law n. 8.078/2019) and the Marco Civil da Internet (Law n. 12965/2014). Based on this, it critically analyzes the applications, impacts and transformations that have occurred since the LGPD was in force and its effectiveness.25 f.ptAtribuição-NãoComercial 3.0 BrasilLei Geral de proteção de dadosCódigo de defesa do consumidorDireito digitalOs impactos da lei geral de proteção de dados nas relações consumeristasThe impacts of the general data protection law on consumer relationsArtigo Científico