FERNANDES, Arthur Cherem NettoALMEIDA, Milene Sanhudo de2024-07-242024-07-242024-07https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/45266Unidade Curricular (UC)Introdução: O transtorno do espectro autista (TEA) é classificado como transtorno do neurodesenvolvimento tendo como padrão os déficits de interação social,comportamental e comunicativo. Método: Revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados Pubmed, Medline e PEDro. Os estudos foram selecionados sem critério de data de publicação e idioma. Os critérios de exclusão incluíam estudos observacionais, estudos pilotos e estudos de protocolo.Resultado: Nove estudos foram analisados totalizando 430 pacientes entre 17 e 2 anos. Os estudos demonstram que as intervenções propostas têm um impacto positivo no desenvolvimento motor,na coordenação motora grossa e fina, propriocepção, sensações integrativas sensoriais.Conclusão:Analisando os estudos conclui-se que a fisioterapia é eficaz para a melhora do desenvolvimento motor. No entanto, devido às variações de severidade no espectro cada criança responderá de forma distinta às intervenções propostas.14ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilTranstorno do espectro autistaDesenvolvimento motorCoordenação motoraTEAEfeitos do tratamento fisioterapêutico no desenvolvimento motor em crianças com transtorno do espectro autistaArtigo Científico