Cardoso, Jorge Alexandre NogaredKaram, Heloísa da Silva2019-01-072020-11-292019-01-072020-11-292018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10117O presente artigo aborda um estudo de caso realizado no Centro de Educação Infantil Municipal Algodão Doce (Biguaçu, Santa Catarina), que teve como objetivo refletir sobre as situações do dia a dia observadas entre crianças e entre estas e os profissionais da escola, destacando situações do cotidiano escolar em que se pode abordar o desenvolvimento das competências emocionais. As observações foram registradas através de uma escrita-relato descritiva do comportamento dos envolvidos, juntamente com a entrevista da professora regente e o estudo dos documentos da instituição. A partir dos estudos sobre o tema foi possível refletir, apontando possíveis intervenções que contribuirão para o desenvolvimento da consciência, adequação e autonomia emocional.18 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilCompetência emocionalEducação infantilCompetência emocional: um estudo de caso na educação infantil públicaArtigo Científico