Carvalho, Dalmo Gomes deSouza, Tânia Aparecida de2018-07-122020-11-292018-07-122020-11-292018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11270As tecnologias estão no nosso cotidiano e não podemos desconsiderá-las, entretanto, apesar de seu papel significativo encontram grandes impedimentos para estar presente no espaço escolar. Há muitos fatores que devem ser levados em consideração e que não cabem nesta pesquisa. O uso das tecnologias na educação é fator de integração com o mundo e a sociedade. Na matemática esse recurso tecnológico é significativo, principalmente na aprendizagem da geometria plana. Os softwares livres mostram-se como escolhas eficazes, pois visam o compartilhamento de conhecimentos e a utilização para todos. Destaca-se neste trabalho de pesquisa o software livre GeoGebra pela facilidade de uso, alcance e inúmeros recursos gráficos e dinâmicos. Proporciona ao professor a realização de diversas atividades, o planejamento de aulas mais atrativas simplificando o ensino e resultando em uma aprendizagem significativa e de qualidade. Através do GeoGebra o aluno pode visualizar, explorar, conjecturar, analisar, verificar, fazer e refazer, construindo novas descobertas e conhecimentos que são integrados aos conceitos adquiridos. Os recursos tecnológicos são meios de enriquecer o ensino e aprendizagem padrão estimulando a curiosidade e criatividade dos alunos. Neste trabalho buscou-se mostrar possibilidades para o uso das TICs na educação e contribuir para a utilização desse recurso no fazer pedagógico e didático.136 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEducação matemáticaGeometria planaGeoGebraGeoGebra e aplicações na geometria plana: pontos notáveis do triânguloMonografia