Alves, Fabíola Fernanda do PatrocinioVilela, Izabelly Cristina CampolinaNobre, Tiago Alves2022-11-232022-11-232021-12-13https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26744Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica com o objetivo de compreender como funciona o processo de avaliação psicológica de pessoas surdas no Brasil. Assim, neste estudo os temas relacionados à história da educação dos surdos, o uso das terminologias, avaliação psicológica e o processo de avaliação nesse contexto foram correlacionados a fim de compreender quem é esse sujeito e como se realiza a avaliação a partir dessa especificidade. Deste modo, foram destacados a partir dos resultados da pesquisa que, embora a avaliação psicológica seja uma área crescente, a criação de instrumentos psicológicos acessíveis para diferentes tipos de deficiências ainda é uma lacuna, o que pode ocasionar em um impedimento ou dificuldades nesta prática. É relevante demonstrar que há necessidade de se pensar na atualização da avaliação psicológica com populações específicas para que a mesma possa se beneficiar do uso de instrumentos psicológicos.23ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAvaliação psicológicaSurdosSurdezAvaliação psicológica de surdos no BrasilArtigo Científico