GONÇALVES, Vanessa ReginaDORIA, Mariana Carolina Beilfuss HofmannRIBEIRO, Acaí Tintel dos SantosBISPO, Jefferson FaustinoPICOLI, Maiara Zarpelon de2024-06-242024-06-242024-06https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/43159Objetivo: relatar sobre a ação de educação em saúde ocorrida em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no município de Itajaí, a fim de ensinar os benefícios do consumo de chás com ervas medicinais à população. Metodologia: trata-se de um relato de experiência, de universitários do curso de graduação em enfermagem, da nona fase da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), vivenciada durante a disciplina obrigatória de Estágio Ciclo I, ocorrida de agosto a dezembro de 2023. O relato foi baseado na teoria de problematização por meio dos princípios do Método do Arco de Charles Maguerez e fundamentado teoricamente através de revisão integrativa da literatura. Resultados: o horto medicinal presente na UBS foi triplicado e desenvolvida ação de educação em saúde composta por quatro etapas, com cinquenta e seis participantes convidados da comunidade. Para melhor categorizar os artigos referentes às ervas medicinais, foi elaborado quadro sinóptico. Discussão: efetuada comparação entre os artigos encontrados e a teoria (baseada na prática clínica do SUS da cidade de Florianópolis), relativos às ervas medicinais capim-limão (Cymbopogon citratus L.), hortelã (Mentha spicata L.) e melissa (Melissa officinalis L.), ofertadas à população na ação em saúde, identificou-se boa resposta no alívio de sintomas de gripes e resfriados. Conclusão: através da análise bibliográfica sobre os efeitos dos chás e da vivência da ação em saúde na UBS, ficou evidenciada a importância das ervas medicinais no cotidiano das comunidades, promovendo um cuidado mais holístico, e considerando a singularidade biopsicossocial dos pacientes.29ptterapias complementareseducação em saúdeaprendizagem baseada em problemaservas medicinaisatenção primária à saúdeArco de Maguerez e as práticas integrativas e complementares: relato de experiênciaArtigo Científico