Santos, Quele de Souza GomesAlves, Maria Eduarda Vieira2020-12-152021-08-042020-12-152021-08-042020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16587As ideias e representações sociais sobre as crianças, passaram por diferentes transformações que se consolidaram e possibilitaram o reconhecimento da pluralidade de infâncias. Diante isto, este estudo tem como objetivo analisar as perspectivas que crianças, envolvidas em contexto de vulnerabilidade social, apresentam sobre a infância. Foi a partir de uma experiência de estágio da pesquisadora no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo do município de Florianópolis, que foi possível acessar os participantes, sendo estes, sete crianças cadastradas no Serviço de Convivência, o qual tem como público alvo, famílias em contexto de vulnerabilidade social. Através de entrevistas online, as crianças e suas respectivas mães foram ouvidas, as quais apresentaram suas perspectivas sobre o que é ser criança. Os dados foram coletados a partir da evocação livre dos participantes e tratados por meio da análise prototípica, através do software Iramuteq. Os resultados relevam que o paradigma em torno da ideia de ser criança, constituem os discursos normativos da sociedade sobre a infância, ainda que, ela se estabeleça em contexto de vulnerabilidade social. Frente a isso, as evocações livres dos participantes trazem a noção de que a ideia de uma infância universalizada e estereotipada alcança estas crianças que constituem o seu ser criança em contextos de vulnerabilidade social.22 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilInfância.Vulnerabilidade Social.Fatores de RiscoInfância(s): A voz de crianças envolvidas em contexto de vulnerabilidade socialArtigo Científico