Soares, AmandaGoulart, MileneSoares, Alessandra2023-07-312023-07-312023-06-14https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/36189O presente artigo trata da desregulação emocional, a partir da perspectiva da teoria cognitiva-comportamental desenvolvida por Aaron Beck, e tem como objetivo examinar sua influência no comportamento, principalmente do adolescente. Foi escolhido, como ponto de partida de análise do tema, o filme Divertida Mente. Entendendo que as emoções são um fenômeno psicofisiológico que está intrinsecamente interligado ao comportamento e que o ser humano reage aos fatores ambientais, é de grande relevância ampliar a discussão para âmbito da adolescência, visto que é uma fase de grandes mudanças e descobertas. Foi realizada uma pesquisa documental qualitativa acerca das emoções e seus diferentes aspectos, além do conceito de desregulação emocional e seus efeitos no comportamento através da perspectiva cognitiva comportamental, utilizando, por fim, o filme “Divertida Mente” como documento de análise e ponto de partida para a discussão, por ser uma obra cinematográfica que retrata as mudanças na vida de uma adolescente do ponto de vista de suas emoções, também personagens do longa.23 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEmoçõesDesregulaçãoAdolescênciaCognitivo-comportamentalComo a desregulação emocional pode afetar o comportamento: Análise do filme "Divertidamente"How Emotional Dysregulation Can Affect Behavior: Analysis of the Movie "Inside Out"Cómo la desregulación emocional puede afectar el comportamiento: análisis de la película "Del Revés"Artigo Científico