AMORIM, Jader deSILVA, Júlia Araújo CorreiaCAPUA, Pedro Bierrenbach da Silva TellesCONCEIÇÃO, Reinan RochaARAÚJO, Talita Silva de2024-01-092024-01-092023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/40053Foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando material já elaborado, como livros e artigos científicos. Esse artigo tem por finalidade demonstrar a otimização no processo da análise de crédito. O estudo destaca os riscos associados a uma análise de crédito inadequada, que pode levar a desvantagens. Para fornecer mais detalhes sobre o tema abordado, foi realizado uma entrevista com um executivo de vendas de uma empresa de locação de veículos para transportadoras, a pesquisa identifica a possibilidade de melhorias no processo de análise de crédito, reconhecendo os impactos diretos na concessão de crédito e na satisfação do cliente. Destacando a Gestão estratégica, a fim de reduzir o tempo necessário para aprovação, contribuindo positivamente para o faturamento e o orçamento da empresa. Portanto, este estudo busca por melhorias no processo de análise de crédito para atender às demandas do mercado competitivo, proporcionando uma abordagem fundamentada e enxuta. Oferecendo uma estratégia e método baseado em informações sólidas e relevantes, sem adicionar elementos desnecessários ou excessivos.A bibliographical research was carried out using already prepared material, such as books and scientific articles. This article aims to demonstrate optimization in the credit analysis process. The study highlighted the risks associated with a decisive credit analysis, which can lead to consequences. To provide more details on the topic covered, an interview was carried out with a sales executive from a vehicle rental company for transport companies. The research identified the possibility of improvements in the credit analysis process, releasing the impacts directly on the granting of credit and customer satisfaction. Highlighting Strategic Management, in order to reduce the time required for approval, contributing positively to the company's revenue and budget. Therefore, this study seeks improvements in the credit analysis process to meet the demands of the competitive market, providing a grounded and lean approach. Offering a strategy and method based on solid and relevant information, without adding unnecessary or excessive elements.14ptAttribution 3.0 BrazilAnálise de créditoMelhoriasConcessão de créditoTKS soluções em locação LtdaUm estudo de caso sobre técnicas de melhorias na análise de créditoA case study on improvement techniques in credit analysisArtigo Científico