Montiel, José MariaFerreira-Costa, JenifferSilva-Ferreira, Thais2022-12-092022-12-092022-12-08https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28017Este estudo objetiva identificar os padrões de pensamentos em universitários com base na tríade cognitiva, consistindo em um estudo de campo quantitativo de caráter transversal e descritivo. A amostra foi composta por 122 universitários. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Questionário Sociodemográfico; Questionário de Pensamentos: Tríade Cognitiva e Crenças Centrais; e o Self-Reporting Questionnaire. Como resultado, 63% dos participantes apresentaram sofrimento psíquico. Houve correlação dos Pensamentos e Crenças disfuncionais e o sofrimento psíquico. A idade foi um aspecto protetivo da saúde mental no contexto acadêmico. Concluiu-se que há uma alta prevalência de pensamentos e crenças disfuncionais em acadêmicos. O contexto de ensino superior e a fase de vida que a média dos graduandos se encontram são dois aspectos permeados por demandas adaptativas e estressores. Os pensamentos disfuncionais não favorecem a adaptabilidade, implicando negativamente na saúde mental.31 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilPensamentoTerapia Cognitivo-ComportamentalSaúde MentalA tríade cognitiva dos pensamentos: padrões de pensamentos em universitáriosThe Cognitive Triad of Thoughts: Thought Patterns in College StudentsArtigo Científico