Sene, Richard FerreiraMartins, Iara Kestering de Souza2019-07-092020-11-292019-07-092020-11-292019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10036A educação de qualidade é dever do estado e direito de todos, assim como a educação inclusiva, que se constitui num paradigma fundamentado na concepção dos direitos humanos, a qual conjuga igualdade e diferença como indissociáveis. Apostar nas potencialidades dos alunos com necessidades educacionais especiais é essencial. E para isso, um diagnóstico é de extrema importância. Através deste, a escola e a família, em parceria, começam a desempenhar um importante papel na vida do estudante, apostando ainda mais em seus potenciais, com uma aprendizagem mais significativa. Portanto, este trabalho tem o objetivo de analisar o desempenho escolar de estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental, antes e após receberem o diagnóstico de Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Para isso se compararam notas e médias, além de comportamento, socialização no cotidiano escolar e relação familiar. O trabalho caracterizou-se como uma pesquisa-ação, com objetivos descritivos e procedimentos de campo e quali-quantitativo. Foi aplicada e desenvolvida em uma escola da rede privada do município de Tubarão - SC. A pesquisa foi elaborada com base em uma população geral de cento e setenta e sete (177) estudantes com Necessidades Educacionais Especiais, voltando-se de forma específica para cinco (5) estudantes diagnosticados, no início do ano letivo de 2018, com TDAH. Para coletar os dados, foi realizada uma entrevista com a coordenadora de Educação Inclusiva da escola, a qual, com base em reuniões que tem com as famílias e profissionais que atendem os estudantes, através das observações que direciona aos mesmos durante o cotidiano escolar e também por meio de relatos dos professores, pode elaborar suas respostas e colaborar de forma relevante com esta pesquisa. Os resultados obtidos evidenciaram que o diagnóstico é muito importante, sendo através deste que a escola se organiza em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem do estudante. Todos os cinco estudantes pesquisados apresentaram melhoras significativas quanto ao desempenho escolar após receberem o diagnóstico. Este, marca o início de mudanças e possíveis melhorias relacionadas ao desempenho escolar. No entanto, além do diagnóstico, a família, a escola e o próprio estudante também precisam participar desse processo, colaborando para um quadro de evolução positiva.20 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilDiagnósticoTDAHDesempenho escolarInclusãoDesempenho escolar de estudantes matriculados nos anos finais do ensino fundamental: uma análise descritiva antes e após serem diagnosticados com transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH)Artigo Científico