Schmidt, Leonete LuziaSilva, Lucas2021-06-012021-08-042021-06-012021-08-042020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16230O presente artigo buscou analisar o livro didático Estudo dirigido de educação moral e cívica, de Avelino Antônio Correa (1979), no contexto da ditadura militar (1964 – 1985), com o objetivo de conhecer as principais questões abordadas e suas implicações na formação dos alunos. Tem como objetivos específicos: identificar os principais temas que o livro aborda; destacar a forma de tratar cada questão e; refletir sobre as possíveis implicações na formação do aluno para aceitação do regime. Trata-se de uma pesquisa histórica que tem como principal fonte o livro já referido. Dele foram destacados textos e imagens para fins de análise. Os principais resultados evidenciam que o conteúdo do livro Estudo dirigido de educação moral e cívica possuía como objetivo a legitimação do governo ao enaltecer princípios morais e cívicos ligados à ideologia defendida pelo regime militar da época, sem possibilitar pensamentos contrários. Assim, a formação por parte do aluno de seus próprios pensamentos estava inviabilizada e não o levava a questionar as atitudes tomadas pelo governo, tornando-se um sujeito passivo e obediente.21 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilMoral e civismoLivro didáticoDitadura militarAutor do livroA moral e o civismo no livro didático de educação moral e cívica na ditadura militar brasileira (1964-1985): algumas reflexõesArtigo Científico